Opinião – Doutor João Calvão da Silva

Posted by

O professor, o pai, o avô, o marido, partiu. A família dos alunos e dos colegas recordará o académico brilhante, com trabalho notável que para sempre perdurará como referência. A família dos amigos, e de todos os que neste país lhe estão gratos, seca as lágrimas ao reviver o seu exemplo de vida e como esta lhes tocou. A família política não deixará esquecer que Calvão da Silva foi um político do tempo em que as diferenças partidárias ou ideológicas não eram nunca obstáculo à cooperação e respeito mútuo. Mais do que adversários, ele via patriotas.

Também a Académica, mais uma das suas famílias, tem de estar grata a um sócio com mais de 40 anos de casa e de causa, que deixou como legado aos seus filhos João Nuno e João Paulo, em particular.

“Venha à bola Professor, para dar sorte à Académica”, disse-lhe eu algumas vezes. Ele respondia que sim, que era verdade, que dava mesmo sorte, fazendo questão de a repartir com filhos e netos numa alegria contagiante, própria dos homens maiores que enchem a adversidade exposta com bondade e amor.

Todos conhecemos famílias que atravessam difíceis provações. Todas iguais na dignidade humana do sofrimento.

A circunstância especial do Professor Calvão da Silva é que ele, apesar de ter muitas famílias, acima de tudo fazia-nos sentir parte da sua. Bem-haja Professor.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.