Antigo ministro constata em Castanheira de Pera “situação gravíssima” do Interior

Posted by
Spread the love

O antigo ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, considerou hoje, sábado, em Castanheira de Pera, que o interior do país está numa situação “gravíssima”, decorrente dos desequilíbrios demográficos e da desertificação.

“A problemática do interior é uma situação gravíssima que Portugal tem para resolver. A situação é, de facto, assustadora. Temos uma situação muito grave em termos de disparidade do território”, afirmou Arlindo Cunha, ao participar numa iniciativa solidária promovida pela Confagri-UGT sob o tema “Valorizar o interior – Promover o Investimento e o Emprego”.

Para o antigo ministro, os vários governos foram reduzindo também os serviços públicos nas regiões do interior. “O Estado foi desaparecendo. Se o Estado não serve para a coesão para que é que serve?”, questionou.

Por seu turno, o ex-presidente do Conselho Económico e Social (CES), Silva Peneda, defendeu a necessidade de se pensar nas políticas a aplicar e da escolha de opções para o desenvolvimento territorial.

“Portugal não tem uma estratégia territorial. Os três grandes problemas de Portugal são a dívida, a demografia e as desigualdades”, considerou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.