Água danifica e encerra ponte pedonal em Torres do Mondego

Posted by
Spread the love

FOTO DR

A ponte pedonal sobre o rio Mondego localizada na praia fluvial de Palheiros e Zorro, em Torres do Mondego, no concelho de Coimbra, foi hoje danificada pela subida da água do rio, que a deixou sem condições de utilização.

A travessia, em madeira, “partiu na zona central” e ficou sem condições de utilização, estando já encerrada, disse à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, Paulo Cardoso.

A estrutura não foi, no entanto, “arrastada pelas águas”, ao contrário daquilo que já sucedeu noutros invernos, disse o autarca, admitindo que se “o nível da água não subir muito”, a ponte poder-se-á manter ali e ser recuperada.

Nos últimos três anos a travessia não foi afetada pelas águas do Mondego, pois foi retirada antes de o leito do rio subir até determinado nível, o que ainda não sucedeu este ano, explicou Paulo Cardoso.

Embora se trate de uma ponte particularmente utilizada no verão, sobretudo por frequentadores da praia fluvial, ela também serve, nessa e outras alturas do ano, habitantes da zona, designadamente pessoas que vivem em Carvalhosas, Palheiros e Zorro, na margem esquerda, para se deslocarem para Torres do Mondego, na outra margem, mais bem servida por meios de transportes públicos, acrescentou.

O incidente, que não causou outros prejuízos, “só demonstra a necessidade da construção de uma nova ponte e o acerto da Câmara [de Coimbra] em avançar com ao empreendimento”, cuja construção foi consignada na terça-feira, em 27 de fevereiro, por cerca de 580 mil euros, salientou Paulo Cardoso.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.