Plataforma quer ajudar casas de acolhimento a preparar saída dos jovens

Posted by

A Plataforma de Apoio a Jovens Ex-acolhidos (PAJE) está a contactar casas de acolhimento para apresentar os seus projetos, que visam melhorar a transição para a vida em autonomia de quem “cresceu institucionalizado”, anunciou o seu fundador.

Lançada há quase dois anos pelo investigador da Universidade de Coimbra João Pedro Gaspar, a PAJE já apoiou 104 jovens que saíram de lares de acolhimentos e enfrentavam dificuldades em iniciar uma vida fora da instituição.

O trabalho realizado com os jovens e os contactos feitos com algumas instituições, em que foram sentidas as suas necessidades, levaram ao desenvolvimento de quatro projetos que visam “melhorar as boas práticas do acolhimento residencial e as transições favoráveis para a vida em autonomia de quem cresceu institucionalizado”, disse à agência Lusa João Pedro Gaspar.

Após o levantamento de todas as casas de acolhimento do país, seguiu-se o contacto com as instituições e envio dos projetos “Ser acolhido para saber acolher”, “(En)caminhar para a inclusão”, “Um jeito feliz de (Há)ver a vida” e “Semana Real(izada)”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.