Opinião: 1º Curso Start MGF

Posted by
Spread the love

A formação no âmbito da especialidade de Medicina Geral e Familiar (MGF) é uma preocupação constante de todos os médicos. Em particular para os jovens médicos internos, que estão a iniciar o seu percurso profissional e pretendem aperfeiçoar os seus conhecimentos.

No entanto, o início nem sempre é fácil, existem algumas inseguranças que vão sendo dissipadas com o decorrer do tempo. Por este motivo, para ajudar os novos internos do 1º ano de Medicina Geral e Familiar e ajudar a esclarecer algumas dúvidas, um grupo de colegas decidiu organizar o “Curso START MGF”.

Este ano será a primeira edição, com a esperança de que seja um sucesso e se realize mais eventos semelhantes no futuro. Trata-se de um evento formativo para os novos Internos de MGF da Zona Centro e será realizado nos próximos dias 1, 2 e 3 de fevereiro na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, em Coimbra.

O Programa Formativo do Curso é muito vasto e diversificado, tem em conta vários aspetos do dia-a-dia do jovem médico e pretende estar direcionado para a prática clínica. As sessões pretendem ser interativas e dinâmicas, num ambiente informal.
Nos dias 1 e 2 de fevereiro, serão realizadas sessões de workshops no âmbito dos Programas de Saúde da Direção Geral de Saúde, nomeadamente Planeamento Familiar e Saúde Materna, Saúde Infantil, Diabetes, Hipertensão Arterial.

Também serão abordados outros temas como o Exame Físico ao Utente e a Urgência. No dia 3, serão abordados temas relativos à produção científica e realização de trabalhos do internato de Medicina Geral e Familiar.

Para marcar este evento, elaborámos um livro que será distribuído aos colegas, com informações relativas ao funcionamento do internato, questões burocráticas, estágios obrigatórios e opcionais, bibliografia, congressos e formações importantes.

A comissão organizadora é constituída por internos do 2.º ano da especialidade de Medicina Geral e Familiar, sob coordenação da Dr.ª Beatriz Silva. Este curso tem o apoio da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

Esperamos que este curso seja interessante para todos os que nele irão participar.

Comissão Organizadora: Ana Luísa Albuquerque; Ana Rafaela Esperança; Beatriz Silva; Bruno Valentim; Carlos Seiça Cardoso; Catarina Domingues; Filipa Falcão Alves; Joana Oliveira Gonçalves; José Eduardo Almeida; Mariana Duarte; Marta Silva; Marta Fraga; Paulo André Lopes; Pedro Simões; Rita Cibrão; Tatiana Peralta; Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.