Jerónimo de Sousa queixa-se em Coimbra da estagnação de salários e precariedade

Posted by
Spread the love

O secretário-geral do PCP defendeu sábado à noite, no concelho de Coimbra, mais direitos laborais e a valorização do trabalho e dos trabalhadores, salientando que, apesar da retoma económica, existe uma estagnação dos salários e mais precariedade.

Segundo Jerónimo de Sousa, que discursava num jantar comício em Arzila, os estudos realizados em Portugal mostram que os “salários reais estão quase estagnados, em 2015 (0,3%), 2016 (0,4%)e até setembro de 2017 (0,6%)”.

“E não fosse o efeito do crescimento do Salário Mínimo Nacional, também ele valorizado aquém do que se impunha e defendíamos e a média dos salários teria caído abaixo do valor real”, disse o líder comunista perante várias dezenas de pessoas.

Quanto à precariedade laboral, o líder do PCP revelou que que tem aumentado ao longo das duas últimas décadas, “bem acima da média europeia”, e que passou no limiar do século de “10% para 22,6% no terceiro trimestre de 2017, acabando por continuar a crescer também nestes últimos dois anos”.

Para o secretário-geral dos comunistas, “não basta fazer crescer a economia é preciso que ela seja colocada ao serviço de todos e da elevação da qualidade de vida de quem trabalha”.

Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa avisou que o PCP não vai desistir do combate pela melhoria da legislação laboral e dos direitos dos trabalhadores e deixou alguns recados ao Governo liderado pelo socialista António Costa.

“Todos nós sabemos que o caminho que estamos a percorrer não está isento de dificuldades e de crescentes resistências, como se percebe pelas opções políticas do Governo do PS limitadoras das soluções necessárias de resposta à superação dos problemas de fundo do país”, afirmou.

O líder comunista sublinhou que a valorização do trabalho e dos trabalhadores assume uma “importante prioridade” como objeto e condição do “desenvolvimento e do progresso social” e acusou o PS, PSD e CDS de “darem as mãos” para chumbarem o projeto de lei do PCP que visava a reposição do pagamento do trabalho extraordinário e em dia de feriado.

A iniciativa legislativa chumbada na sexta-feira “faz parte de um conjunto de propostas que o PCP apresentou na Assembleia da República, visando garantir uma legislação de trabalho que retome a sua natureza de proteção da parte mais débil – a única que é compatível com uma perspetiva progressista e com o desenvolvimento económico e social”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.