CHUC projeta nova Unidade de Queimados

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde assinou um despacho, após os incêndios de outubro de 2017, onde prevê um conjunto de disposições para a implementação de resposta a situações de emergência na área dos doentes queimados até 2020. Uma delegação do PSD e outra do Somos Coimbra reuniu ontem com o conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) para se inteirar da situação.
“Houve da parte do CHUC a elaboração de um projeto, de uma proposta concreta que permitiria responder às exigências da Unidade de Queimados e também reforçar a Medicina Intensiva”, explicou a deputada social-democrata Margarita Mano ao DIÁRIO AS BEIRAS, no final da reunião que foi pedida por Nuno Freitas, presidente da concelhia do PSD, que esteve ausente.
Em causa está um projeto, no valor de 25 milhões de euros, que prevê a integração dos Cuidados Intensivos com a Unidade de Queimados e “implica a construção de um novo edifício”, adiantou a responsável que considerou a reunião “muito útil”.
A proposta foi apresentada à comissão técnica que já visitou o CHUC e está a ultimar um relatório, a apresentar ao Secretário de Estado, e que irá implementar as medidas previstas no despacho até 2020. “Ficamos na expetativa que os resultados do relatório venham a ter em conta este projeto”, disse Margarida Mano que se fez acompanhar pelo deputado Maurício Marques, por Pedro Vilão, da concelhia do PSD. José Manuel Silva e outros dois elementos do movimento Somos Coimbra também estiveram presentes.
“Em Portugal, a região Centro foi a mais flagelada o ano passado e é a de maior risco potencial. O CHUC tem que ter um papel central na resposta nacional”, sustentou, lembrando que em 2017 cerca de 300 queimados recorreram à unidade hospitalar.

 

Notícia completa na edição impressa de dia 13 de fevereiro de 2018

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.