Cantanhede promove ações de sensibilização sobre limpeza florestal

Posted by

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cantanhede, em parceria com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana, realiza ações de sensibilização junto das populações para alertar acerca da obrigatoriedade legal da limpeza das áreas envolventes às residências, cujo prazo legal termina no próximo dia 15 de março.

Depois das sessões já realizadas em Ançã, S. Caetano, Cordinhã e Portunhos, a iniciativa prossegue na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, em Outil, na sede da Junta de Freguesia, seguindo-se depois as restantes juntas de freguesia do concelho.

Dirigidas a todos os munícipes, as ações de sensibilização visam esclarecer aspetos sobre o modo como devem ser criadas as faixas de gestão de combustível para proteção contra os incêndios em torno das habitações e outras construções. A responsabilidade da limpeza desses espaços é uma incumbência dos proprietários, nos termos da lei em vigor, a qual, em caso de infração, prevê contraordenações puníveis com coima que pode ascender a 10.000 euros, no caso de pessoa singular, e a 120.000 euros, no caso de pessoas coletivas.

Outro dos objetivos que se pretende alcançar com esta ação de carácter técnico e pedagógico é reforçar a consciencialização coletiva relativamente aos fatores de risco dos incêndios florestais, promovendo a adoção de comportamentos e de medidas preventivas tendentes a eliminar esses fatores, de modo a criar condições que permitam evitar ocorrências que nos últimos anos têm destruído uma parte importante do património natural do País.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.