Autarquia da Figueira da Foz reforça meios de prevenção de incêndios florestais

Posted by
Spread the love

 

Foto: Pedro Agostinho Cruz

 

A Câmara da Figueira da Foz apresentou, ontem, no Centro de Artes e Espetáculos, a aplicação informática Smart Forest, para a monitorização e gestão de zonas florestais com limpeza de mato obrigatória. Por outro lado, vai adquirir maquinaria de desbaste e pretende reforçar as equipas de sapadores florestais.

 

A ferramenta informática foi desenvolvida por técnicos da câmara e destina-se a ser utilizada pela GNR, PSP e serviços municipais de Proteção Civil. À distância de um “click”, os agentes envolvidos na prevenção de fogos têm acesso a toda a informação sobre as zonas limpas, com a limpeza em curso ou por limpar.

Na apresentação, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, defendeu que o mapeamento das faixas de maior perigosidade é “um grande desafio”. Desafio, esse, que a autarquia aceitou.

Neste momento, estão identificados 6500 hectares no concelho sujeitos a limpeza preventiva no quadro da legislação em vigor, entre propriedades privadas e públicas. Daqueles, 600 hectares foram considerados prioritários.

Entretanto, a autarquia percorreu as 14 freguesias do concelho com sessões de esclarecimento sobre a limpeza preventiva dos seus terrenos até 15 de março – a sessão de Buarcos e São Julião realiza-se no próximo sábado, pelas 17H00, na Povoação da Serra da Boa Viagem.

 

Informação completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.