PSD: Líderes duram em média 2,5 anos e têm 40% de hipóteses de vir a ser primeiro-ministro

Posted by
Spread the love

O PSD muda de líder, em média, a cada dois anos e meio e que já produziu sete primeiros-ministros e dois Presidentes da República.

Cavaco Silva foi o líder que mais tempo esteve à frente do PSD, durante dez anos, seguido de Pedro Passos Coelho, que completará quase oito anos como presidente dos sociais-democratas.

No extremo oposto, encontram-se Emídio Guerreiro, Sousa Franco, Menéres Pimentel, Rui Machete ou Pedro Santana Lopes, todos com lideranças de menos de um ano.

Santana Lopes, contudo, poderá, se vencer as diretas, ser o segundo líder do PSD a repetir o cargo em períodos de tempo intercalados, um feito até agora só conseguido pela sua referência política, o fundador do partido Francisco Sá Carneiro.

Das 17 personalidades que já lideraram o PSD, seis já morreram – Sá Carneiro, Emídio Guerreiro, Sousa Franco, Menéres Pimentel, Nuno Rodrigues dos Santos e Carlos Mota Pinto – e apenas uma mulher liderou os sociais-democratas em quase 44 anos de história: Manuela Ferreira Leite.

Sete presidentes do PSD foram primeiros-ministros – uma percentagem superior a 41% do total dos líderes sociais-democratas – e dois Presidentes da República, Cavaco Silva e o atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

Apenas dois presidentes do PSD – pouco mais de 10% – não tiveram qualquer experiência governativa, casos de Emídio Guerreiro e Nuno Rodrigues dos Santos.

Em termos de idades, em média os presidentes do PSD tinham perto de 50 anos quando assumiram funções.

António Sousa Franco foi o presidente mais jovem do PSD – tinha 35 anos – e Emídio Guerreiro o mais velho: foi o único presidente do PSD nascido no século XIX (em 1899) e assumiu funções quando tinha 75 anos.

Os dois candidatos até agora apresentados às diretas, Pedro Santana Lopes e Rui Rio, têm respetivamente 61 e 60 anos. Além de Emídio Guerreiro, apenas Nuno Rodrigues dos Santos e Manuela Ferreira Leite ocuparam o cargo com idades superiores, 72 e 67 anos, respetivamente.

Dos 11 presidentes vivos do PSD, um é candidato a líder – Pedro Santana Lopes – e outros três já tomaram posição na disputa.

Rui Machete apoiará Santana Lopes, presidindo até à sua Comissão de Honra, e Francisco Pinto Balsemão e Manuela Ferreira Leite declararam apoio a Rui Rio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.