Memórias vivas da Baixa de Coimbra nos 104 anos de D. Gabriela

Spread the love

É no Bairro [Norton de Matos] que vive agora, com as sobrinhas e os sobrinhos netos, filhas e netos “do coração”, mas foi na Baixa que nasceu e viveu mais de um século. E são memórias vivas e extraordinariamente sentidas as que Gabriela da Conceição Santos Neves guarda da “sua” Baixa e que ontem, dia em que celebrou 104 anos, lembrou em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Sem mágoa, mas com muita saudade, porque a mudança da Baixa, onde viveu, na Rua da Gala, mais de 100 anos, aconteceu naturalmente e para ficar “mais acompanhada”, Gabriela recorda: “Vim para casa da minha afilhada, sobrinha e afilhada. A vinda para o Bairro não me custou, porque já vinha muito aqui, vínhamos todos os fins de semana. Mudar para cá foi uma beleza. A casa lá era velha e aqui tenho toda a comodidade e estou acompanhada”.
Durante o dia, já há anos, Gabriela está no Centro de Dia Rainha Santa Isabel. E foram muitas as atividades que por lá a ocupavam, mas agora, confessa desgostosa, já não consegue. As pernas já não deixam como deixavam, o braço não lhe deixa ter segurança na mão direita e com a mão esquerda não se ajeita. E também já não lê, nem escreve, o que sempre lhe ocupou parte dos dias, porque já não vê o suficiente. Apesar das agruras da idade, Gabriela irradia graça e beleza em 104 anos de fazer inveja a muitos jovens.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.