Desassoreamento do rio Mondego fica concluído em setembro

Posted by
Spread the love

FOTO DB/LUÍS CARREGÃ

O desassoreamento do Mondego em Coimbra deverá ficar concluído em setembro, prevê a empresa responsável pelo empreendimento, que reduz para metade o prazo contratualmente previsto para a execução da obra, que é de dois anos.

A empresa que está a proceder à extração de cerca de 700 mil metros cúbicos de sedimentos do leito do Mondego, em Coimbra, numa extensão de cerca de 3,2 quilómetros, e a efetuar a sua deposição a jusante do Açude Ponte, quer “devolver o rio à cidade tão cedo quanto possível”, prevendo ter a empreitada concluída em “setembro deste ano”, disse à agência Lusa Luís Corte Real, administrador da Mota-Engil.

Para isso, a empresa reforçou os meios humanos (cerca de 70 pessoas no total) e técnicos inicialmente previstos para a execução da obra e passou a trabalhar 24 horas por dia e seis dias por semana – aproveitando a paragem que faz ao domingo para proceder à manutenção do equipamento –, explicou Luís Corte Real.

Consignada em 11 de agosto de 2017, a dragagem entre a Ponte Rainha Santa Isabel (também conhecida por Ponte Europa) e o Açude Ponte tem o objetivo de “repor a geometria do projeto inicial”, com quase 40 anos. Visa, portanto, “repor a geometria do fundo do leito do rio às cotas” programadas e, simultaneamente, “repulsar os sedimentos para encher os fundões”, entretanto formados no leito do Mondego, a jusante do Açude Ponte, nas imediações da Mata Nacional do Choupal, em Coimbra.

“Voltar a dragar o Mondego” tem “um significado muito especial” para a Mota-Engil, “porque a grande obra, dos anos de 1970, de regularização do Baixo Mondego, foi feita pela empresa”, recorda Luís Corte Real.

As areias são removidas, através de linha flutuante, e depositadas temporariamente num estaleiro industrial (criado para o efeito), com uma área de cerca de 2,5 hectares, na margem esquerda do rio, junto à Ponte Rainha Santa, de onde são transportadas, por via terrestre, por uma frota de camiões basculantes, para jusante do Açude Ponte.

No estaleiro industrial, a água recolhida com os sedimentos, por bombagem, é devolvida ao Mondego, depois de passar por uma lagoa de decantação, sendo os sedimentos extraídos depositados, em vários troço dos rio, a jusante da Ponte Açude, até atingirem as cotas definidas e niveladas por um sistema automático, de acordo com a descrição feita à agência Lusa por técnicos envolvidos na operação.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.