Homem internado com legionella faleceu hoje de manhã nos Covões

Spread the love

O doente internado no Hospital dos Covões com legionella faleceu esta manhã. A informação foi confirmada ao DIÁRIO AS BEIRAS através de comunicado enviado pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Recorde-se que o homem deu entrada nas urgências do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra no passado dia 19 de novembro (domingo) com um diagnóstico inicial de pneumonia, tendo posteriormente as autoridades de saúde confirmado ser uma infecção provocada pela bactéria legionella. “Aguarda-se a realização de autópsia médico-legal para determinação da causa da morte”, refere o comunicado.

A vítima era funcionário de uma empresa de segurança que faz serviço na Academia Briosa XXI, o que levou a que poucos dias depois do internamento as autoridades de saúde tivessem sido encerrados os balneários e o sistema de rega deste complexo desportivo, por precaução, após ter sido detectada a presença da bactéria da legionella.

Na altura, fonte da Administração Regional de Saúde do Centro adiantou ainda que se tratava de um caso isolado, que “veio de fora para o hospital, pelo que não se pode falar em surto”.

O levantamento desta interdição ocorreu na passada sexta-feira, 15 de dezembro, poucos dias antes do falecimento deste doente.

Refira-se que a infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.