Doente internado com legionella faleceu ontem nos Covões

Spread the love

O doente internado com diagnóstico inicial de legionella faleceu ontem de manhã no Hospital dos Covões. Segundo o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, a situação clínica do doente piorou nos últimos dias, acabando ontem por não resistir a esta infeção.
A confirmação do óbito pelo Departamento de Saúde Pública (DSP) da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) teve lugar poucas horas depois do sucedido. Em comunicado, é referido que as autoridades aguardam “a realização de autópsia médico-legal para determinação da causa da morte”.
Na nota, o DSP informa que “a investigação ambiental relacionada com este caso foi efetuada pelo departamento e pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego, não se tendo identificado fontes de emissão de aerossóis contaminados com potencial infecioso”. Ao mesmo tempo, é referido que se está “em presença de um caso isolado”, reforçando a informação de que “a doença não se transmite de pessoa a pessoa”. “O DSP da ARSC esclarece, ainda, que toda a situação clínica do doente em causa foi devidamente explicada aos familiares pela equipa médica assistente”, conclui.
Recorde-se que a vítima residia no bairro de Santa Apolónia e a esposa é funcionária do Departamento de Obras da Câmara Municipal de Coimbra. Deu entrada nas urgências do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra no passado dia 19 de novembro (domingo) com um diagnóstico inicial de pneumonia, tendo posteriormente as autoridades de saúde confirmado ser uma infecção provocada pela bactéria legionella.
A vítima era funcionário de uma empresa de segurança que faz serviço na Academia Briosa XXI, o que levou a que poucos dias depois do internamento as autoridades de saúde tivessem encerrado os balneários e o sistema de rega deste complexo desportivo, por precaução, após ter sido detectada a presença da bactéria da legionella. O levantamento desta interdição no recinto desportivo teve lugar na passada sexta-feira.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.