Opinião: Lideranças

Posted by
Spread the love

João Vaz

Os bombeiros voluntários elegeram para presidente Jaime Marta Soares. O dinossauro da política, desde 1974 que ocupa cargos políticos, tem um estilo bem conhecido dos portugueses, quando algo corre mal, a “culpa é sempre dos outros”. Gosta de farsas políticas, teorias da conspiração e tem muito descaramento. Após perder o poder na Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, declara que a dívida de 30 milhões de euros não é sua “obra” – ele que governou desde sempre este município, deixando-o em rotura financeira.

Enquanto presidente da Liga dos Bombeiros Voluntários insiste em ameaçar o poder político, afirmando que se for necessário os “os soldados da paz” vão desenterrar o “machado da guerra” [sic]. Não aceita que os Bombeiros sejam comandados por um comando centralizado da Proteção Civil. Prefere que cada comandante aja segundo a sua “intuição” contribuindo assim para o caos que muitas vezes acontece, com camiões cisternas bloqueados, em fila, à espera chegar à frente de incêndio.

Os seus ataques verbais violentos desembocam em teses de “máfias e terrorismo que quer incendiar o país”, sem nunca apresentar qualquer prova ou evidência. A “piromania” verbal de Jaime Marta Soares não conhece limites, recusando compromissos e a reforma das instituições.

A falta de argumentos sobre as limitações dos Bombeiros Voluntários e o seu papel no fracasso do combate aos incêndios florestais não nos ajuda a resolver o problema. E enquanto houver líderes deste “calibre” estamos condenados a desperdiçar meios e a adiar soluções.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.