Opinião: Coimbra e Oviedo. Duas cidades inteligentes da Europa

Posted by
Spread the love

Hélder Rodrigues

1.  Coimbra e Oviedo duas cidades inteligentes da Europa

Chegámos a Oviedo ao entardecer. Céu cinzento a anunciar chuva. Uma curiosidade enorme em conhecer esta cidade. Juntamente com Coimbra duas das 70 cidades inteligentes da Europa, de acordo com o estudo efectuado pela Universidade de Viena no âmbito da Comissão Europeia.A classificação foi obtida a partir de um total de 1600 cidades europeias submetidas a uma 1ª triagem baseada em 3 Critérios base; 1- Cidade de dimensão média ( 100- 500 mil habitantes) que lhe confira proximidade e rosto humano; 2- Pelo menos uma Universidade prestigiada, que lhe dê um contexto de cultura e conhecimento; 3- Um passado histórico de referência gerador de autenticidade e autonomia. Coimbra foi a única cidade portuguesa seleccionada dentro das 70. Em Espanha, Oviedo teve a companhia de mais três cidades (Pamplona, Santiago de Compostela e Valladolid.

2. A população e a autonomia regional

Oviedo é uma cidade cinzenta, chuvosa, moderna, austera, limpa e requalificada. Capital das Astúrias ( 1 milhão de pessoas) o que lhe dá à partida uma vantagem enorme como cidade de serviços duma dinâmica intensa e um envolvimento extraordinário dos seus 220.000 habitantes (em crescimento). Coimbra é uma cidade verde e branca, ensolarada, bonita, pacata e tranquila, agradável de viver com apenas 140.000 habitantes (em decréscimo), o que aponta para a necessidade urgente de fixar camadas de jovens, qualificadas  e criativas, nomeadamente as que saem do ensino superior. Coimbra (tal como o resto do País) ainda não chegou à autonomia regional, com todos os efeitos positivos daí decorrentes! Os frutos estão à vista! Autonomia regional, precisa-se!

3. A Universidade, o conhecimento e a cultura

Oviedo tem uma Universidade com 25 mil estudantes. Coimbra tem praticamente o mesmo número de estudantes de Oviedo mas provenientes de mais de 100 países do Mundo. Coimbra tem uma das Universidade mais prestigiadas da Europa, virada para o Mundo e pelo Mundo reconhecida. O Estatuto de Património Mundial recentemente atribuído veio reforçar a notoriedade. A sua importância no contexto europeu é visível, como recentemente afirmou Jean Claude Junker na sua visita a Coimbra.O Orçamento anual da Universdidade de Oviedo, segundo a Net, é de 200 milhões de euros. O Orçamento da Universidade de Coimbra para o mesmo período é, inconcebivelmente, menos de metade! Razão tem a nossa Universidade quando se queixa de falta de verbas para desempenhar eficazmente a sua missão!

4.  A Identidade histórica fortíssima de CoimbraA identidade histórica de Oviedo é forte. Oviedo e a sua Região foram o berço da Reconquista cristã. Este facto atrai um fluxo turístico enorme à cidade e à Região, enriquecendo-a, dando-lhe vida e cosmopolitismo.A identidade histórica de Coimbra é fortíssima. Talvez a cidade portuguesa que juntamente com o Porto têm a identidade mais forte a nível nacional. A história da cidade confunde-se com a História de Portugal. O conjunto de Monumentos pela cidade, um verdadeiro Museu a céu aberto são disso testemunho.  A “cidade dos estudantes” agora tornada “Cidade universitária da Lusofonia” são marcas internacionais que precisam cada vez mais ser divulgadas e rentabilizadas.Com base nestes dados, percorri Oviedo com vagar. Vendo, ouvindo, questionando. À procura de factos comparativos entre as duas cidades, a nível dos detalhes, na pratica, no quotidiano, na obra feita. Tirei algumas conclusões. Serão objecto da próxima crónica.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.