Pampilhosa da Serra precisa de topógrafos, projetistas e máquinas

Spread the love

A Câmara da Pampilhosa da Serra precisa de topógrafos e projetistas para a reconstrução das casas afetadas pelo incêndio e de máquinas para avançar com a demolição de edifícios em risco de ruína, afirmou ontem o presidente do município.
Este município do distrito de Coimbra contabiliza casas afetadas em 57 aldeias atingidas pelas chamas, sendo que os técnicos da Câmara “não têm mãos a medir” para tanta habitação a necessitar de intervenção, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, José Brito, realçando que a Câmara apenas tem dois topógrafos, um arquiteto e “três ou quatro engenheiros”.
“Se queremos celeridade na reconstrução, tem que haver arquitetura e especialidades. Já agilizámos o processo de licenciamento e isentámos de taxas, mas precisamos de técnicos”, sublinhou o autarca.
Para José Brito, a solução poderia passar por se recorrer a técnicos especializados da administração pública que, apesar de terem o seu trabalho, poderiam ser deslocalizados para os concelhos que necessitam desse apoio, face à situação de urgência.
“O Estado poderia tomar essa iniciativa e alocar ao território esse pessoal. Não me importo de pagar as deslocações, o alojamento ou a alimentação”, frisou o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra.
Para além de técnicos para a reconstrução, José Brito notou que também são necessárias máquinas – carros “não de grande dimensão” e retroescavadoras – para demolição e remoção das casas destruídas e em risco de ruírem.
“São situações que temos que resolver rapidamente e avançar com demolições rápidas das casas que ameaçam ruir”, vincou, explicando que a autarquia já criou um estaleiro em cada aldeia para depositar os escombros, cujo transporte depois é assegurado pelo município.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.