Opinião: Rescaldo das eleições

Posted by
Spread the love

João Vaz

O presidente João Ataíde (PS) ganhou confortavelmente. Mobilizou o eleitor fiel ao PS e o “centro” político. Mostra que o seu estilo de governação, sóbrio e eficaz, resulta em termos eleitorais.

Isto num concelho que vem de um longo período ( 1997-2009 ) de populismo e orçamentos desastrosos. As pessoas preferiram um presidente “certinho e estável”, que paga as contas a horas, a uma alternativa “incerta” que prometia este “mundo e o outro”.

O PSD perdeu quase dois mil votos relativamente a 2009 quando concorreu sozinho pela última vez. Nas freguesias, apesar das promessas (“permitir construir a quem um terreno”, “redução do IMI e da fatura da água”), o PSD não conseguiu ganhar nenhuma freguesia ao PS e até perdeu Maiorca.

A terceira força mais votada, a CDU, perdeu votos. Nas freguesias há anos que não ganha nada. Contenta-se com as habituais vozes de protesto na Assembleia Municipal e a manutenção dos seus fiéis eleitores. O Bloco de Esquerda conseguiu subir e aproximar-se da CDU. Mas não consegue fidelizar os votos obtidos nas legislativas, perde sempre eleitorado. O partido tem dificuldade em mobilizar candidatos e granjear apoios entre as elites locais.

Desconhecemos em quem votou o eleitorado jovem, quem exerceu pela primeira vez o seu direito de voto inclinou-se para a Esquerda ou para a Direita? Ignoramos ainda em quem votaram os “órfãos” dos movimentos de cidadãos ou o que querem os 1185 “votos brancos” ( 4,18%). Votos de bom trabalho ao presidente, vereadores e deputados eleitos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.