Opinião: Razão #11 – A Europa precisa de mais empreendedores

Posted by

Sofia Colares Alves

A Europa precisa de mais empreendedores. Uma das principais prioridades da Comissão Europeia (CE) é promover o investimento para fazer com que a Europa cresça e crie mais emprego. É necessário, para isso, criar um ambiente favorável à atividade empresarial, à inovação e à assunção de riscos.

O plano de ação da Comissão Europeia (CE) que visa melhorar o acesso das Pequenas e Médias Empresas (PME) ao financiamento insere-se numa estratégia global de apoio ao empreendedorismo. Os objetivos passam por melhorar o acesso das PME à informação, melhorar o quadro regulamentar para o capital de risco, realizar reformas fiscais favoráveis às PME, melhorar o acesso das PME ao mercado de capital, incluindo o capital de risco, criar um regime inovador para os Fundos Europeus de Empreendedorismo Social e facilitar o acesso das PME ao financiamento.

A Comissão Europeia tomou uma série de medidas favoráveis ao empreendedorismo, entre as quais é de destacar o Programa para a Competitividade das Empresas e das PME – COSME, com um envelope financeiro global de €2,5 mil milhões para o período 2014-2020.

Foi também lançada a iniciativa Erasmus para jovens empresários e surgiram iniciativas que reforçam a promoção do empreendedorismo para o género feminino, nomeadamente a rede de empresárias-embaixadoras da União Europeia, a rede europeia de empreendedorismo feminino e o portal de empreendedorismo feminino.

Com o programa Gateway to China procurou permitir-se às PME europeias serem mais competitivas no mercado chinês. De facto, a CE tem levado a cabo uma série de programas que reforçam a presença das empresas da União Europeia (EU) em diferentes regiões do mundo, fomentando a cooperação empresarial: Gateway to Japan, Pro€nvest (África, Caraíbas e Pacífico), AL-Invest (América Latina), programa SWITCH Ásia, EU-Japão.

Os concursos “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam”, “Canvas – ProjetosQueMarcam” e o evento “Bolsa do Empreendedorismo” têm tido como objetivo difundir informação sobre as iniciativas da UE para a promoção do investimento, do crescimento e do emprego e proporcionar a potenciais empreendedores mais oportunidades para desenvolver as suas ideias, projetos ou empresas.

Com tudo isto, o que se pretende é maximizar a difusão dos programas, ferramentas e linhas de financiamento existentes na União Europeia para fomentar o empreendedorismo.

São estas ferramentas que alavancam o compromisso da CE em fomentar o crescimento e o emprego, lutar contra a exclusão social e a pobreza e melhorar as condições de vida dos trabalhadores. Não há melhor forma de ajudar do que permitir que as pessoas usem as suas competências e talentos para criar o seu próprio emprego e projeto de vida.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*