Opinião: Em 2050 alguém pensa?

Posted by
Spread the love

 

 

Teotónio Cavaco

 

 

Já poucos se lembrarão que Carlos Mota Pinto, num célebre discurso proferido no primeiro comício do PPD realizado no Pavilhão dos Desportos (Lx, 1974), incluiu a frase que se haveria de tornar icónica “Hoje somos muitos, amanhã seremos milhões”.

Claro que a sua intenção era outra e datada, porém, de facto, éramos, no início do século XX (há menos de 120 anos…) 1,65 mil milhões de pessoas, mas em 2015 (há 2 anos atrás), o mundo atingiu um patamar populacional nunca antes visto: 7,4 mil milhões!

Na Ásia habitam 4,4 mil milhões (perto de 60% da população mundial), em África 1,2 mil milhões, na Europa 738 milhões, na América do Norte 358, na América do Sul 634 e na Oceânia 39 milhões, apenas cerca de 4 vezes mais que Portugal.

Este notável crescimento da humanidade tem colocado desafios à sustentabilidade ambiental, devido ao maior consumo de recursos, esgotamento dos solos, emissão de poluentes e desflorestação na natureza, e até 2050 a população continuará a aumentar e a envelhecer, o que trará 1. inúmeros desafios, particularmente na área da saúde (mental, desenvolvimento do cancro ou de outras doenças “civilizacionais” – como a diabetes, e.g.), colocando em causa a qualidade de vida e pressionando os gastos em saúde; 2. oportunidade para a inovação tecnológica e científica possibilitar novos tratamentos e novas condições de bem-estar (com a evolução das neurociências ou a assistência robótica, e.g.). Bem sei que hoje anda quase tudo a pensar nas eleições de ontem…

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.