Mecanismo Europeu de Proteção Civil pronto a ajudar

Posted by
Spread the love

Christos Stylianides, EPA/OLIVIER HOSLET

O comissário europeu Christos Stylianides expressou hoje solidariedade a Portugal e Espanha devido aos incêndios que afetam os dois países desde o fim de semana e disse que o Mecanismo Europeu de Proteção Civil está pronto a ajudar.

“Profundo pesar e solidariedade para com Portugal e Espanha pelos novos fogos florestais. O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da União Europeia está a monitorizar de perto e em contacto constante”, pode ler-se numa mensagem publicada no Twitter do Comissário Europeu da Ajuda Humanitária e Gestão de Crises.

Na mesma mensagem, Stylianides acrescentou que o “#EUCivPro está pronto para ajudar”, referindo-se ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil, que Portugal acionou na noite de domingo.

Ao mesmo tempo, a Comissão Europeia disse-se disponível a voltar a ajudar Portugal a lidar com “fogos florestais devastadores”, mas admitiu ainda não terem sido enviados meios por falta de capacidade.

“Recebemos um pedido para envio de ajuda aérea para combater incêndios” das autoridades portuguesas, os países participantes foram notificados mas ainda não houve resposta, disse o porta-voz para a Ajuda Humanitária, Carlos Ruiz De Gordejuela.

Segundo outro porta-voz, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, já falou com o primeiro-ministro sobre os “fogos florestais devastadores”, em Portugal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.