Lousã recebe no sábado conferência sobre a abolição da pena de morte

Posted by

A Arte-Via Cooperativa, da Lousã, organiza no sábado uma conferência sobre a “Abolição da pena morte e cidadania europeia” para assinalar a promoção dos direitos humanos e da tolerância.

A iniciativa conta com a participação do presidente da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e diretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Silvestre de Almeida Lacerda, disse à agência Lusa Filomena Amaral, presidente da instituição lousanense.

“Comemoramos sempre este tipo de efemérides que estão relacionadas com os direitos humanos”, frisou a dirigente.

A pena de morte foi abolida em Portugal há cerca de 150 anos, em julho de 1867, no período da monarquia constitucional, quando reinava Luís I.

Segundo Filomena Amaral, este é um tema “muito caro à Arte-Via, que procura promover iniciativas relacionadas com os deveres cívicos”.

Desde 1999, data em que foi fundada, a Arte-Via Cooperativa tem contribuído para “o desenvolvimento cultural, num sentido abrangente, da região em que estamos integrados”.

A conferência sobre a “Abolição da pena morte e cidadania europeia” decorre no auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, a partir das 15:00 de sábado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*