João Gabriel Silva condecorado com a Ordem do Rio Branco

Posted by
Spread the love

DR

O reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, foi ontem condecorado com a Ordem do Rio Branco, grau de Comendador, pelo Governo brasileiro. A cerimónia teve lugar na Embaixada do Brasil, em Lisboa.
A Ordem do Rio Branco é a mais alta condecoração da diplomacia brasileira. Instituída em 1963, visa galardoar pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras que, pelos seus serviços ou méritos excecionais, se tenham tornado merecedoras dessa distinção. A Ordem é composta pelos graus de Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
As ligações entre Coimbra e o Brasil são históricas. Um dos momentos altos da ligação entre o Brasil e a UC aconteceu em 2008 com o nascimento do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), cuja cerimónia formal de constituição aconteceu na Sala dos Capelos (Sala Grande dos Atos) da UC. O Grupo, formado por 77 instituições brasileiras de ensino superior, tem como objetivo promover relações académicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, através de programas, projetos e ações de cooperação internacional. De realçar, também, que a Universidade de Coimbra recebe atualmente milhares de estudantes brasileiros e mantém vários programas de intercâmbio formativo.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.