III Ciclo de Concertos de Coimbra abre sob o signo da palavra

Spread the love

O ator António Capelo, a assinalar 40 anos de carreira, apresentará no dia 8 de outubro, pelas 18H00, no Conservatório de Música de Coimbra, um espetáculo inteiramente dedicado à poesia e a marcar a abertura da 3. ª edição do Ciclo de Concertos de Coimbra. De acordo com a organização do evento, o espetáculo “assenta num momento intimista onde o artista interpretará vários poemas que com ele se cruzaram ao longo da sua carreira”.

É o próprio António Capelo quem explica o que pretende partilhar com o público:  “Num país que se diz de poetas, a palavra escrita poucas vezes se ouve, o que torna a nossa poesia muito mais lida que escutada. O prazer de ouvir os versos de poetas como Pessoa, Eugénio, Sena, Sofia, entre outros, é sempre um prazer quase solitário e pouco partilhado. A ideia de tertúlia como espaço íntimo, é tão caro a uma tradição bem portuguesa onde, para além de se ouvir os versos dos poetas se podetambém usufruir do prazer de os dizer”.

Assim, diz o artista, o que se  propõe fazer “é, a partir de uma ideia de intimidade quase familiar, percorrer alguns dos poemas que nos têm marcado ao longo de uma vida profissional. Versos que foram ditos em espetáculos teatrais, que foram lidos em consequência de necessidades profissionais e que, para além de tudo, nos são tão queridos como necessários. Será uma atitude narcísica fazer os outros ouvir aquilo que nos dá prazer? Preferimos pensar que é uma atitude solidária, partilhar com os outros os nossos próprios prazeres”.

 

Entretanto a Associação CulturXis e a Câmara Municipal de Coimbra promovem esta terça-feira, dia 3 de outubro, na Casa Municipal  da Cultura de Coimbra, uma conferência de imprensa destinada a apresentar  o III Ciclo de Concertos de Coimbra. A sessão contará com a presença da vereadora Carina Gomes e de Paulo Bernardino, maestro e músico, que irá celebrar os 30 anos de organista no Ciclo de Concertos de Coimbra. Estarão presentes ainda alguns responsáveis pela produção do evento musical, nomeadamente Tiago Nunes, Beatriz Albano, Bruno Sousa e Beatriz Pais.

São ainda os responsáveis pela organização que, “fruto do seu crescimento e afirmação nos últimos três anos, o Ciclo de Concertos de Coimbra é hoje um dos mais relevantes acontecimentos artísticos e culturais da zona Centro”, apresentando agora à cidade e à região a sua terceira edição.

Pensado a partir do tema “Memórias Pioneiras”, o III Ciclo de Concertos de Coimbra irá decorrer no período de 8 de outubro a 8 de dezembro, percorrendo “vários géneros musicais numa programação eclética e diversificada”.

Curiosamente ou talvez não, é com as palavras de alguns dos nossos grandes poetas, ditas por António Capelo, que a edição 2017 do ciclo terá início.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.