Cinco bombeiros de Paço de Arcos feridos em Arganil

Posted by

FOTO – Pedro Teodoro

Cinco bombeiros voluntários de Paços de Arcos ficaram feridos, esta terça-feira, 10 de outubro, um deles com gravidade, mas sem correr risco de vida, na sequência de um despiste de um veículo de combate a incêndios, em Arganil, disse a Proteção Civil.

De acordo com o comandante Rui Laranjeira, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), os operacionais deslocavam-se numa viatura de combate a incêndios que integrava uma coluna de Lisboa.

O acidente ocorreu às 12H40 em Sobral Magro, Arganil, no distrito de Coimbra.

Os bombeiros estavam em Arganil a combater o incêndio que começou na sexta-feira em Pampilhosa da Serra e que depois alastrou a este município, e que foi ontem dado como dominado.

No local, realizou-se a triagem dos feridos, para depois se decidir pelo transporte para as diversas unidades de saúde da região.

Fogo da Pampilhosa da Serra consumiu mais de 6.500 hectares

O incêndio florestal que começou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra e alastrou para o concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, consumiu mais de 6.500 hectares, segundo o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).

O EFFIS, que através de imagens de satélite contabiliza quase em tempo real a área ardida, adianta que 6.584 hectares de florestas arderam entre sexta-feira e ontem nos concelhos da Pampilhosa da Serra e Arganil.
O EFFIS, sistema do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia que apresenta as áreas ardidas cartografadas em imagens de satélite (com uma resolução espacial de 250 metros), indica também que arderam, entre 1 de janeiro e ontem, 259.651 hectares de floresta em Portugal, cerca de duas vezes mais do que a média dos últimos oito anos em período homólogo.
O Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais mostra ainda que 48% da área ardida este ano na União Europeia registou-se em Portugal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*