PS vence 13 das 19 câmaras da CIM Região de Coimbra

Posted by
Spread the love

 Festa socialista em Montemor-o-Velho

Na área da CIM Região de Coimbra, o PS volta a ser o grande vencedor da noite de ontem: contados os votos, manteve, tal como nas eleições anteriores, a presidência da larga maioria das câmaras municipais da comunidade intermunicipal – 13 num total de 19.

Mas os socialistas conseguiram mais: para além de reforçarem a vantagem em algumas autarquias, lograram manter a presidência da câmara em concelhos onde o PSD apostou em candidatos de peso e se admitia a possibilidade de esses municípios mudarem de cor.

Foi o caso de Montemor-o-Velho, por exemplo, onde o antigo presidente Luís Leal (impedido de se recandidatar há quatro anos) não conseguiu levar a melhor sobre o socialista Emílio Torrão.

Também em Miranda do Corvo o socialista Miguel Baptista conseguiu vencer a deputada e antiga presidente da câmara Fátima Ramos, dilatando mesmo a vantagem sobre o PSD.

Mesmo no município de Góis, onde Lurdes Castanheira teve um mandato difícil, o PS voltou a vencer, embora os socialistas tenham apenas conseguido dois vereadores em cinco mandatos.

Em Vila Nova de Poiares, onde o PS venceu pela primeira vez há quatro anos, João Miguel Henriques logrou aumentar ainda mais o resultado, ficando com quatro vereadores e deixando apenas um mandato para o PSD. Situação idêntica aconteceu em Soure, onde, com Mário Jorge Nunes, o PS teve uma vitória expressiva e passou de três para cinco vereadores.

A somar a estas câmaras, os socialistas mantiveram ainda as câmaras de Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Oliveira do Hospital, Tábua, Penacova e Condeixa-Nova.

O PSD voltou a ter a sua coroa de glória em Pampilhosa da Serra, onde José Brito Dias consegue manter o pleno de vereadores e continua sem oposição.

Em Penela, os social-democratas conseguiram reforçar o número de vereadores – ficaram com 4, contra 1 do PS.

A mesma tendência verificou-se em Mira, onde Raul Almeida conseguiu passar de três para cinco vereadores.

Finalmente, em Cantanhede, pela mão do PSD, Helena Teodósio tornou-se a primeira mulher a ser eleita presidente da câmara e honrou as anteriores vitórias protagonizadas por João Moura: manteve os bons resultados, e até dilatou alguns, ficando com os mesmos cinco vereadores (contra 2 do PS).

Já em Arganil, o PSD elegeu Luís Paulo Costa mas desceu a votação.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.