Homenagem a David de Souza e António Fragoso

Posted by
Spread the love

 

 

A Câmara da Figueira da Foz e a Associação António Fragoso juntaram-se para assinalar o centenário da morte de dois nomes que a música transformou em amizade, o mastro e violoncelista figueirense David de Souza e o compositor e pianista cantanhedense António Fragoso.

 

Conheceram-se em Lisboa e morreram no mesmo ano, com 10 dias de diferença, o primeiro com 38 anos e o segundo com 21.

As comemorações começam no dia 3 de outubro, pelas 18H00, na Figueira da Foz, com a deposição de uma coroa de flores junto de David de Souza. A cerimónia inclui um pequeno concerto dos alunos do Conservatório David de Sousa e do Coral David de Sousa. Prosseguem no Centro de Artes e Espetáculos (CAE), com um concerto do maestro e pianista António Ferreira, a violoncelista Teresa Valente Pereira e a soprano Ana Leonor Pereira.

No dia 21 daquele mês, no CAE, realiza-se o concerto comemorativo do centenário de António Fragoso, com música de David de Sousa e o alto patrocínio da Presidência da República. O espetáculo, com transmissão direta na RTP2, contará com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, devendo juntar-se a ele o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

As comemorações continuam até 3 de outubro de 2018, com concertos, conferências, exposições e outras iniciativas.

 

Informação completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.