Opinião: Fatura da água

Posted by
Spread the love

João Vaz

Sejamos sinceros e objetivos: a água da torneira não é cara, relativamente a outros bens de consumo. Cada 100 litros custam 30 cêntimos. Gastamos mais dinheiro em “telemóvel” do que na “conta da água”. Portugal é dos países que mais água engarrafada (“20x mais cara”) consome, apesar da boa qualidade da água da torneira.

Estamos em seca severa. A água potável de qualidade para consumo humano é insubstituível. Podemos trocar a gasolina pela eletricidade, mas não podemos deixar de consumir água.

Podemos sim, eliminar as ameaças à sua qualidade, desde o excesso de fosfatos até aos fenómenos de poluição emergente, como sejam os micropoluentes (plásticos, pesticidas,…etc.).

E é essa missão primeira da política, cuidar do património comum e da saúde da população, propiciando condições para o desenvolvimento sustentável. Se a política falha nesta sua missão, pouco mais interessa.

Por mero oportunismo político na Figueira fala-se muito da fatura da água. Dizem-nos que pagamos a “água mais cara do país”.

E prometem, em campanha eleitoral, que iremos pagar menos pela água. O discurso acaba aqui.

Iludir as pessoas, apelar a sentimentos populistas e demagógicos (“pagar menos por um bem escasso?”) é nefasto ao debate político.

A verdadeira a questão é outra. Como manter acessível um bem (água potável) cada vez mais ameaçado? Que níveis de desperdício podemos tolerar? Como pode a Câmara Municipal contribuir para que sejam eliminados fontes de poluição da água?

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.