Projeto da Agrária vence Poliempreende Regional

Spread the love

Já estão encontrados os três melhores planos de negócio no Politécnico de Coimbra que foram a concurso no 14.º Poliempreende Regional.
A atividade, que pretende promover o empreendedorismo no contexto académico, envolve todos os institutos politécnicos nacionais, três escolas superiores não integradas e as escolas politécnicas das Universidades de Aveiro e do Algarve, abrangendo anualmente um universo superior a 100.000 estudantes e 7.000 docentes.
O primeiro prémio foi atribuído a “Marias&Me”, desenvolvido por Sara Sirgado e Inês Gonçalves, diplomada e aluna da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). O projeto consiste num “Caviar Vegan feito a partir de algas e de uma infusão de flores comestíveis que confere um prazer gastronómico único, isento de substâncias intolerantes como o glúten e a lactose, ao que acresce um forte valor nutricional”.
O júri decidiu dar o 2.º prémio a uma equipa da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), constituída pelos estudantes Cristiana Paulo, Mariana Dias e Catarina Alves e pelo docente Fernando Mendes, que realizou o projeto “TESty”, que substitui a grupagem AB0 em tubo, dando lugar às microplacas e sem necessidade de centrifugação, caracterizando-se por ser um processo “fácil e reprodutível”. O seu protótipo já se encontra em fase de otimização, simplificando ao máximo a tipagem sanguínea AB0.
A fechar o pódio, ficou o projeto “Hi-Garden”, fruto da parceria entre os alunos do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), Rafael Sardinha e Ana Machado, o diplomado da ESTeSC, Marcelo Afonso, e Filipa Brandão e Patrícia Pereira, elementos externos. O trabalho oferece um canteiro vertical e modular aliado a soluções de software, para uma prática agrícola simplificada e adaptada às condições do seu utilizador, propondo um regresso à agricultura tradicional ajustada aos seus utilizadores, através de uma gestão inteligente e interativa das suas plantações.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.