Sérgio Conceição vai ser um dos cinco novos “embaixadores” da Bairrada

Posted by
Spread the love

O ex-futebolista internacional português Sérgio Conceição, agora treinador dos franceses do Nantes, será hoje nomeado Embaixador da Bairrada por iniciativa conjunta da Comissão Vitivinícola da Bairrada e da Associação Rota da Bairrada.

Para além de Sérgio Conceição, serão ainda nomeados como representantes da Bairrada a atriz Maria Rueff, o cineasta Sandro Alves, o “chef” de cozinha Ricardo Costa e o criador de moda Dino Alves.

As distinções serão entregues hoje à noite, em Coimbra, durante a primeira cerimónia ‘Bairrada: No Sentido dos Sentidos’, “um momento solene de homenagem à região e à sua gente” promovida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) e a Associação Rota da Bairrada (ARB).

Os novos embaixadores “são figuras da região, conhecidas do grande público, e que se destacam em diferentes áreas”, justificam os organizadores.

Durante a cerimónia, marcada para a Quinta das Lágrimas, em Coimbra, e apresentada como sendo “de elogio à Bairrada”, irá atuar o agrupamento musical CORDIS & Mafalda Arnauth com Quarteto Arabesco. Serão ainda entregues os prémios do concurso “Os Melhores Vinhos Bairrada – Colheita 2016”.

Situada no Centro de Portugal, a Bairrada abrange concelhos dos distritos de Aveiro e Coimbra (Anadia, Águeda, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Oliveira do Bairro, Mealhada e Vagos), caracterizando-se pela forte produção vitivinícola sob a denominação Bairrada DOC.

A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) é uma associação interprofissional que representa a produção e o comércio do setor vitivinícola da região, sendo a entidade responsável por controlar o cumprimento das regras e a certificação dos vinhos produzidos na região, protegendo a Denominação de Origem Bairrada e Indicação Geográfica Protegida Beira Atlântico.

Tem a seu cargo a promoção dos vinhos Bairrada e o desenvolvimento e apoio de ações de índole técnica e científica. A sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos vinhos Bairrada, tendo mais de 100 associados, entre adegas cooperativas, produtores e engarrafadores, empresas vinificadoras e engarrafadores da região e de fora da região.

A CVB integra ainda uma Câmara de Provadores e uma segunda Câmara responsável apenas pela prova dos emblemáticos espumantes da região.

Associação de caráter regional, constituída sem fins lucrativos, a Associação da Rota da Bairrada foi criada em novembro de 2006 e tem como objetivo a dinamização, promoção e valorização da atividade vitivinícola da Bairrada, “e atividades afins, enquanto produtos turísticos e culturais da região”.

A ARB reúne os intervenientes da região na área do turismo, “de modo a organizar de forma articulada e programada as valências de cada um”, criando ‘produtos’ que respondam às exigências dos vários públicos-alvo e dando a conhecer o território e as suas riquezas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.