Requalificação do Terreiro da Erva alastrou problema

Spread the love

FOTO DB/LUÍS CARREGÃ

A recente requalificação do Terreiro da Erva, uma zona conhecida pelo fluxo de tráfico de drogas e consumo, está a levar à propagação do problema para outras áreas do centro da cidade como a Loja do Cidadão ou a Baixa. O tráfico e consumo “reduziram significativamente” no Terreiro da Erva mas, agora, esta realidade deixou de estar circunscrita àquela zona.
O alerta foi feito ontem pela voz da coordenadora da equipa de rua Reduz, da Cáritas Diocesana de Coimbra, Manuela Lopes, no convívio que assinalou o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, onde lembrou que este “é um problema muito atual e que se está a alastrar” por outros pontos da cidade. “É certo que aqui, no Terreiro da Erva, depois das obras de requalificação, o consumo e tráfico desceram mas o problema acabou por se alastrar para a Baixa e a zona da Loja do Cidadão, principalmente”, assegurou a responsável.

Mais recaídas em pessoas com 40/50 anos
De acordo com Manuela Lopes, só no ano passado, a equipa de rua trocou mais de 150 mil seringas com consumidores, de forma a minimizar o risco de contágio de doenças e diminuir o número de seringas na via pública. Para a coordenadora, este é um serviço “extremamente importante para as pessoas dependentes e para a própria saúde pública”.

(Texto completo na edição impressa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.