Opinião: “Make Figueira Great Again”

Posted by
Spread the love

Isabel Maranha Cardoso

É de há muito sabido e percepcionado por todos nós a ameaça das alterações climáticas que paira sobre o planeta. O progresso e a globalização, em sentido lato, trouxeram novas formas de vida e de organização das sociedades modernas e igualmente os condimentos catalisadores da degradação das condições ambientais de vida na Terra. Felizmente há hoje uma “eco consciência global”.

As preocupações de estadistas, humanistas e ecologistas, felizmente ecoam! Mas Trump insiste em destoar…numa postura profundamente ignorante e provocante abandonou o Acordo de Paris… Está longe de ser um estadista!

A par do mundo também na Figueira a cegueira Trumpista existe. Sem uma cuidada análise técnica põem-se as máquinas à beira mar e destrói-se o que o mar criou, desprezando a natureza da “deriva litoral” e pondo em risco uma costa de que já é de “risco”, fragilizando-se a duna hidráulica barreira na proteção costeira, desprotegendo o que já protegia. Insiste-se e persiste-se no erro!

Mas finalmente há esperança! A recente resolução da Assembleia da República (RAR n.º 64 de 11/04/2017 ) é disso a prova!

Recomenda a proteção da orla costeira e a segurança de pessoas e bens desenvolvendo-se com urgência diligencias para a rápida transposição sedimentar na Figueira.

Como disse o Macron em reação a Trump ”Make our planet great again” e eu acrescento “Make Figueira Great Again”!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.