Opinião – Assistentes sociais sem tempo para chorar Pedrógão Grande

Posted by
Spread the love

Maria Emília Santos

Estão mobilizados Assistentes Sociais de todos os Serviços de Protecção da área de Pedrógão Grande e da Região Centro: Assistentes Sociais da Saúde, Segurança Social, Autarquias, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Assistentes Sociais voluntários no desemprego, entre outros.
Estão em stresse os Assistentes Sociais que dão suporte às vítimas porque são poucos nos serviços a que pertencem. As admissões na administração pública são escassas ou inexistentes em muitos serviços, e há muitos anos, muito embora os problemas sociais cresçam numa escala importante. Sabemos que os Assistentes Sociais que estão em campo honram todos os princípios éticos da profissão para ajudarem a levantar as pessoas sobreviventes das “cinzas”. Pelos direitos humanos, os Assistentes Sociais, no momento, galgam para alcançarem o impossível.
A natureza pluridisciplinar e multifacetada do trabalho dos Assistentes Sociais a intervirem em situações limite desta natureza na condição humana exige, destes profissionais, um esforço que leva a que muitos sintam que se superam nas suas forças, pelo que têm que cuidar/alcançar em benefício das vítimas: comida, medicamentos, roupa, abrigo, afecto…
Dada a especificidade desta profissão, a Associação de Profissionais de Serviço Social- Delegação Regional do Centro (DRC-APSS) encontra-se absolutamente disponível para dar suporte informativo e emocional aos colegas que têm que responder às exigências desta catástrofe, lutando por encontrar/oferecer alento às pessoas sobreviventes no sofrimento.
A Associação de Profissionais de Serviço Social (APSS) está também preocupada com pessoas que possam estar a usar o título de Assistentes Sociais para se aproximarem das vítimas, conforme noticiou o Expresso. Alertamos para a necessidade dos Assistentes Sociais usarem a identificação dos serviços a que pertencem, uma vez que a APSS ainda não possui o recenseamento dos Assistentes Sociais em Portugal, tratando-se de um processo que haverá de acontecer no âmbito da criação da ORDEM dos Assistentes Sociais.
“Lado a lado /os bambus crescem e vergam/sem quebrar”(David Rodrigues, in RESPIRAR 101 Haiku, 2008, Corpos Editora)
Abraço associativo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.