Mercado de Trocas de Brinquedos hoje na Feira Cultural de Coimbra

Posted by
Spread the love

A organização do Mercado de Trocas de Coimbra estima que, desde 2011, as crianças e jovens que participam na iniciativa tenham trocado 12 mil brinquedos, num projeto que procura falar de sustentabilidade e partilha.

Hoje, domingo, o Mercado de Trocas de Coimbra para Crianças e Jovens realiza a sua 20.ª edição na cidade, desta feita no Parque Manuel Braga, no âmbito da Feira Cultural.

A iniciativa, que arrancou em 2011, já terá levado à partilha de 12 mil brinquedos entre crianças e jovens, dos dois até aos 13 anos, e, normalmente, conta com cerca de 60 participantes por edição, informou a organização do mercado.

Neste mercado, cada criança que participa pela primeira vez recebe dez “jardins” – a moeda da iniciativa – gerindo a partir daí as compras e vendas que faz.

“Há miúdos que vão crescendo com o mercado”, nota Filipa Alves, da organização da iniciativa, considerando que as crianças têm mais facilidade em lidar com a troca e a partilha do que os adultos.

Segundo Filipa Alves, as crianças “percebem logo o valor afetivo das coisas, ao invés do valor monetário” e não têm “muita dificuldade em fazer preços, nem em vender ou trocar”.
Entre outras iniciativas, a Feira Cultural já tinha recebido iniciativas para as crianças, como o “Acampamento com Histórias”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.