Contratação de médicos com cortes que vão criar “problemas graves nas urgências”

Posted by
Spread the love

Carlos Cortes, presidente da secção regional do Centro da Ordem dos Médicos. FOTO CARLOS JORGE MONTEIRO

A Ordem dos Médicos do Centro prevê consequências “extremamente graves” nas urgências dos hospitais com o diploma de execução orçamental, que determina o corte de 35% na contratação de médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O diploma da execução orçamental, que foi publicado no Diário da República na segunda-feira, estabelece que os hospitais cortem pelo menos 35% nos gastos com a contratação de médicos tarefeiros externos ao SNS.
O Ministério da Saúde “pretende cortar, de forma irresponsável, mais de 22 milhões de euros numa área já muito sacrificada na saúde”, como é a dos serviços de urgência, afirma a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, antevendo “consequências extremamente graves”, naqueles serviços.
Trata-se de “uma medida desumana que terá um impacto muito negativo numa área já bastante debilitada do SNS”, afirma o presidente daquela secção da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.
“Os recursos humanos nas urgências são atualmente insuficientes e não conseguirão resistir a um corte de mais de um terço na prestação do serviço assegurado na esmagadora maioria dos hospitais”, sustenta o dirigente da Ordem dos Médicos.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.