Tribunal de Coimbra escolhe jurados do julgamento de Ana Saltão

Posted by

FOTO DB/CARLOS JORGE MONTEIRO

Um assistente social (56 anos), uma médica veterinária (32 anos), uma médica da Maternidade Bissaya Barreto (54 anos) e um músico (35 anos) foram hoje escolhidos pelo Tribunal de Coimbra como membros efetivos do tribunal de júri que irá julgar, a partir de 22 de maio, a inspetora da Polícia Judiciária Ana Saltão.

Os membros suplentes são um cozinheiro (31 anos), um engenheiro informático (41 anos), uma doméstica (48 anos) e uma mulher desempregada (35 anos). Todos eles terão de estar presentes nas sessões já agendadas do julgamento da presumível autora do homicídio da avó materna do marido.

A escolha destes oito elementos decorreu hoje durante a tarde, tendo os 14 inquéritos sido feitos pela procuradora do Ministério Público, Ângela Bronze; pela advogada de defesa, Mónica Quintela, e por uma advogada do assistente do processo. A audição terminou já ao início da noite no Tribunal de Coimbra.

O julgamento de Ana Saltão tem início no próximo dia 22 de maio, pelas 09H30, no Tribunal de Coimbra, estando já marcadas sessões diárias (de segunda a quinta-feira) até ao dia 22 de junho.

A inspetora da Polícia Judiciária foi condenada pelo Tribunal da Relação de Coimbra (TRC) a 17 anos de prisão pelo homicídio da avó do marido, Filomena Gonçalves, em novembro de 2012, após ter sido absolvida na primeira instância, num julgamento que também contou com tribunal de júri.

Após recurso da defesa, o Supremo Tribunal de Justiça decidiu baixar os autos, sustentando-se nos vícios da decisão do TRC apontados pelo próprio Ministério Público, questionando ainda a matéria de facto dada como provada pela Relação.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.