Traçado é importante mas autoestrada Coimbra-Viseu é sobretudo urgente

Posted by
Spread the love

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, disse hoje que é urgente a construção de uma autoestrada entre Coimbra e Viseu, independentemente do trajeto, mas considerou o traçado que prolonga a A13 o mais indicado.

“A ligação entre Coimbra e Viseu por autoestrada é essencial” e “urgente” (sem dispensar, de modo nenhum, a “requalificação, sobretudo em termos de segurança” da atual ligação, pelo IP 3, entre as duas cidades), sublinha Manuel Machado, que falava à agência Lusa ao final da tarde, depois de se ter reunido com responsáveis e técnicos da Infraestruturas de Portugal (IP).

No encontro, na Câmara de Coimbra, com a presença, além do autarca, do presidente da IP, António Rodrigues, a empresa apresentou duas alternativas de traçado para a futura autoestrada.

O percurso adotado pela designada ‘hipótese norte’ prevê, na área de Coimbra a construção de uma via praticamente paralela ao traçado do IP3, enquanto a ‘hipótese sul’ preconiza a ligação do nó de Ceira (Coimbra) da A13 até à zona da Barragem da Aguieira, mantendo-se em ambas as soluções o atual IP3 entre Coimbra e Viseu sem portagens.

“Importante é que se faça a autoestrada”, insiste Manuel Machado, defendendo que “seria melhor” que ela não fosse portajada, mas admitindo que o pagamento da sua utilização tenha de existir.

Idêntica é ainda a posição do presidente da Câmara de Coimbra relativamente ao trajeto da futura via, pois a ligação por autoestrada entre as duas cidades é “urgente” e indispensável”, sustentou.

De todo o modo, sublinhou, a hipótese que prevê o prolongamento da A13 (Tomar-Coimbra) até à zona da Barragem da Aguieira é que melhor serve Coimbra e toda a região, além de contribuir para o aumento de utilização desta autoestrada, muito pouco frequentada, essencialmente por não ter continuidade, afirma o autarca.

“Importante é que seja adotada a melhor solução, do ponto de vista físico e financeiro”, sintetiza o presidente da Câmara de Coimbra.

A IP vai, entretanto, enviar “as [duas] propostas mais detalhadas às câmaras municipais abrangidas pelo futuro traçado para que estas, posteriormente, informem sobre as condicionantes existentes no terreno”, adiantou o autarca.

Mas, insiste Manuel Machado, a futura autoestrada entre Coimbra e Viseu não dispensa a “urgente requalificação” do lanço do IP3 que liga as duas cidades, como vem sendo reivindicado, designadamente pelos autarcas.

“Já há cerca de dois anos” (em abril de 2015), os presidentes das câmaras de Coimbra e de Viseu, Almeida Henriques, alertaram, em conferência de imprensa, para a “urgente e necessária” reabilitação do IP3, para garantir a segurança na ligação entre as duas cidades, recordou Manuel Machado.

Os dois autarcas também defenderam, então, a necessidade da construção de uma autoestrada, apontando o prolongamento da A13 como a solução mais indicada.

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.