“Mulheres móveis” no palco da Oficina Municipal do Teatro de Coimbra

Spread the love

A Astro Fingido – Associação Cultural apresenta este sábado, 20 de maio, às 21H30, na Oficina Municipal do Teatro (OMT) de Coimbra, o espetáculo  “Mulheres móveis”,  uma viagem documental e ficcionada pelas histórias e memórias das carreteiras, mulheres que transportavam os móveis à cabeça no concelho de Paredes, em tempos que já lá vão.

Trata-se, de acordo com uma nota da produção, de um espetáculo visual e musical que pretende homenagear as mulheres carreteiras, partindo dos seus testemunhos e do contributo do imaginário do poeta italiano Tonino Guerra.

Maria, Letinha, Justa e Sãozinha serão as últimas carreteiras, aquelas que trazem o testemunho de um tempo de miséria e trabalho duro, sem prémio. Mas as palavras de Tonino Guerra não permitiram pintar de cinzento o seu tempo, porque “a pobreza ajuda à fantasia. Na pobreza vive-se sob uma chuva de desejos suspensos”. Talvez estas mulheres não tenham feito história (raramente o seu trabalho é mencionado quando se fala no desenvolvimento económico da região do Vale do Sousa, apesar da sua intervenção pioneira na indústria do mobiliário), mas deixaram, seguramente, um pouco da sua alma nos passos que deram. Com dramaturgia e encenação de Fernando Moreira, em palco estarão Ângela Marques, Filomena Gigante, Luísa Calado e Patrícia Queirós.

Ingressos, com valores entre os quatro e os 10 euros, encontram-se à venda na bilheteira da OMT.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.