Jaime Ramos quer Coimbra Capital Europeia da Cultura em 2027

Posted by
Spread the love

O candidato da coligação PSD-CDS/PP escreveu ao ministro da Cultura e todos os outros candidatos à Câmara de Coimbra no sentido de obter um compromisso alargado do Governo e da cidade para a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Em conferência de imprensa, no exterior do Convento São Francisco, Jaime Ramos disse querer uma “plataforma de entendimento entre todas as candidaturas autárquicas”. O objetivo, adiantou, é garantir que o “Governo de Portugal sinta ser toda a cidade de Coimbra” a exigir o empenhamento na candidatura à distinção europeia.

Para preparar o processo, Jaime Ramos anunciou a intenção de criar uma equipa técnica, com “especialistas de reconhecido mérito, que prepare uma candidatura imaculada”.

Portugal, como se sabe, tem, a par da Letónia, “direito” a ser palco de uma cidade capital cultural, no ano de 2027. E, com a efetivação do Brexit, esta data pode ainda ser antecipada, uma vez que o Reino Unido tinha “reservado” o ano de 2023.

 

Jaime Ramos lembrou que Portugal já teve, além de Coimbra, três capitais europeias da cultura: duas a norte, Porto e Guimarães, e uma a sul, Lisboa.

“A próxima deve ser Coimbra. Mas só o será se deixar este sonambulismo que a tem desgovernado”, afirmou o candidato do PSD-CDS/PP.

Para o médico, a atribuição a Coimbra daquela distinção permitirá “melhor qualidade de vida, mais turismo, mais emprego, mais visibilidade internacional, maior capacidade de atrair talentos e empresas”.

 

 

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.