JACC assinala aniversário e Dia Internacional do Jazz com concertos na rua

Spread the love

Feliz coincidência, a que levou a UNESCO a escolher o 30 de abril como Dia Internacional do Jazz, exatamente a data de aniversário da Associação Cultural Jazz ao Centro Clube (JACC), criada a 30 de abril de 2003. O dia vai ser assinalado pelo JACC, em Coimbra, com um programa que integra um Périplo pelas Freguesias, numa parceria com o Curso de Instrumentista Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, concertos no Salão Brazil, os X.LABS – Música, ofícios, tecnologia (sábado e domingo) e ainda a apresentação dos Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto (domingo).
Este sábado, o Périplo pelas Freguesias leva os jovens alunos do Conservatório de Música de Coimbra – Joana Lopes (voz), Miguel Coelho (guitarra), Alexandre Figueiredo (baixo) – a apresentarem-se em Ceira, no Centro de Dia Celium, às 14H00, e em Cernache, no Museu Moinho das Lapas, às 16H30. Às 22H00, Tiago Baptista (vibrafone), Carlos Garrote (contrabaixo), Diogo Alexandre (bateria) e ainda Marcelo Murta guitarra), Marco Santos (piano), Rui Alvarez (contrabaixo), João Gil (bateria), levam jazz ao Salão Brazil, com entrada livre.
Domingo, o Périplo pelas Freguesias tem início, às 10H30, no Mercado de Santa Clara, em Coimbra, seguindo no Terreiro da Erva, Largo do Poço, Largo da Portagem, rua Ferreira Borges e Praça do Comércio, até encerrar, a partir das 17H00, em Brasfemes, com as formações Joana Lopes (voz), Miguel Coelho (guitarra), Alexandre Figueiredo (baixo); Diana Sampaio (saxofone), Raquel Rodrigues (piano), Carlos Silva (guitarra) e ainda Vitória Wilkens (voz), Cristiano Neves (guitarra).
Às 22H00, o jazz regressa ao Salão Brazil com um concerto dos Red Trio, Rodrigo Pinheiro (piano), Hernâni Faustino (contrabaixo), Gabriel Ferrandini (bateria).
Do programa de celebração do aniversário do JACC e Dia Internacional do Jazz, fazem partes os XLabs, laboratórios desenvolvidos em parceria com as Aldeias do Xisto, que juntam a música, os ofícios manuais e a tecnologia, com a apresentação pública de um dos projetos mais desafiantes que levará a cabo em 2017: os Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto.
Assim, este domingo e no Salão Brazil, o projeto X.LABS – Música, ofícios, tecnologia em laboratórios oficinas de experimentação e fruição apresenta “Piar – Piano/Tear”, com Rodrigo Pinheiro (piano), às 11H00, e “Eletroprint – Eletrónica/3D Print”, com Tiago Ângelo (eletrónica), às 15H00.
A apresentação pública do programa dos Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto 2017 terá lugar igualmente no domingo, no Salão Brazil, às 17H00, seguindo-se, às 22H00, um concerto a juntar em palco os combos do Conservatório de Música de Coimbra e da TONE Music School, com entrada livre.
Enquanto parceiro da Agência de Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, o Jazz ao Centro Clube contribui para o seu calendário de animação com um programa vasto, constituído por concertos, residências artísticas e uma criação multidisciplinar marcada por um forte envolvimento das comunidades locais, tudo integrado no programa dos encontros que vão, de novo, convocar figuras centrais da música mundial e músicos portugueses consagrados ao lado de jovens músicos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.