Um semestre com Adriana Calcanhotto na Universidade de Coimbra

Spread the love

Adriana Calcanhotto, um dos nomes maiores da música brasileira, está prestes a dar início a um semestre como professora convidada, naquela que é uma iniciativa inédita na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), embora seja prática habitual, por exemplo, no Colégio das Artes. As cinco master classes agendadas durante a estadia da artista destinam-se a todos os interessados [ver programa na coluna ao lado]. As inscrições encontram-se abertas no endereço www.uc.pt/adrianacalcanhotto.

Para além das cinco master classes agendadas, outras iniciativas vão marcar a presença de Adriana Calcanhotto em Coimbra nos próximos meses. De acordo com uma nota da UC, a 8 de março, pelas 18H00, será apresentado, na sala do Carvão da Casa das Caldeiras, o livro com o título “É agora como nunca”.

Ainda em março, no dia 18, terá lugar, na Casa da Escrita, o workshop “Literatura para a infância”, um ateliê a juntar a cantora e escritores e ilustradores de literatura para a infância. A segunda parte integra uma prática de ilustração, a partir do mote “história para crianças a partir da UC”.

A cantora brasileira vai ainda promover uma conversa dedicada aos livros da sua vida, com o título “Meus livros e nada mais…”, a decorrer a 26 de abril, pelas 18H00, no Teatro Paulo Quintela, na FLUC.

No dia 18 de maio, Adriana Calcanhotto participará na conferência de encerramento do ano letivo da FLUC com a sessão “Coimbra das Canções”, onde irá apresentar algumas das suas músicas.

A residência artística de Adriana Calcanhotto na UC integra ainda duas exposições: em maio e junho uma mostra interativa com discos e DVD da cantora, e, em junho, uma exposição documental sobre a música brasileira em Coimbra.

A estreia de Adriana Calcanhotto enquanto professora convidada da FLUC acontece já na próxima semana, a 22 de fevereiro, com a realização da primeira de cinco master classes. No Auditório da Reitoria da UC, com o tema “Eu ando pelo mundo”, a cantora abordará o seu percurso artístico, as suas filiações na música brasileira (e não apenas) e as razões da sua produção para crianças, entre outras.

A segunda master class – “Letra e Música” – realiza-se a 30 de março, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e incidirá nas letras das canções, no debate letra de canção versus poesia e na relação da cantautora com os grandes letristas brasileiros (Caetano Veloso, desde logo) e com a poesia brasileira.

“O parangolé pamplona a gente mesmo faz” é o título da terceira master class, que irá decorrer a 19 de abril no Auditório da Reitoria da UC. Trata-se de uma palestra que Adriana Calcanhotto fez em Berlim e no Rio de Janeiro.

Os interessados podem acompanhar o semestre de Adriana Calcanhotto na UC em www.uc.pt/adrianacalcanhotto.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.