Época da lampreia abriu oficialmente em Penacova

Posted by

 

A época da lampreia em Penacova está oficialmente aberta. Na apresentação, marcaram presença diversos responsáveis dos 11 restaurantes aderentes ao evento e o gestor da marca de vinhos Quinta da Mata Fidalga.

Em conferência de imprensa do executivo municipal, o presidente da câmara, Humberto Oliveira, sublinhou que “este evento é feito com os restaurantes e nos restaurantes”, aliás como acontece há duas décadas, assinaladas nesta edição de 2017.

É nos primeiros quatro meses de cada ano que se torna possível degustar este prato, beneficiando do ciclo de vida e desova da lampreia, que sobe o rio Mondego, até Penacova, desde a Figueira da Foz.

Humberto Oliveira garante que já é possível apreciar o famoso prato sazonal, atendendo a que as lampreias estão a atingir o seu pleno estado de maturação necessário para uma confeção de qualidade, capaz de atrair milhares de apreciadores a Penacova.

Mondego leva pouca água
Ao contrário do que aconteceu no ano passado por esta altura, em que o rio Mondego comportava um grande caudal, atendendo às chuvadas intensas, este ano, o leito está quase vazio, o que dificulta a subida dos animais. Mesmo assim, a quantidade é suficiente, de acordo com a procura.

Será, então, durante o Festival da Gastronómico da Lampreia – que ocorre no último fim-de-semana de fevereiro – que mais clientes vão afluir ao concelho, porque os preços praticados pelos restaurantes aderentes são mais baixos, incluindo a sobremesa, que consiste em doçaria conventual, numa oferta da parte da autarquia.

 

Informação completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*