Alvaiázere vai garantir transporte “quase porta a porta” a toda a população

Posted by
Spread the love

A Câmara de Alvaiázere vai lançar neste mês de janeiro um serviço de transporte que vai poder passar por todos os lugares do concelho, de forma a garantir um “quase porta a porta” até ao centro da vila.

O projeto, intitulado “Move”, deve arrancar até meados deste mês e assegura um circuito por todos os lugares de cada uma das cinco freguesias, de forma a garantir uma resposta de transporte para toda a população até ao centro de Alvaiázere, disse à agência Lusa a presidente do município, Célia Marques.

O serviço de transporte vai funcionar durante os dias da semana, com um dia por freguesia, contando com um circuito previamente definido para cada uma das localidades, que poderá sofrer “desvios à sua espinha dorsal” para todos os lugares das freguesias mediante as marcações que existam, explicou.

Desta forma, a Câmara pretende garantir que se vão quase “buscar as pessoas à porta das suas casas”, sublinhou Célia Marques.

O projeto foi pensado para as “pessoas mais carenciadas” do concelho, que têm mais dificuldade “em assegurar transporte diário para a vila”, sendo uma resposta que não se centra apenas na população mais idosa ou isolada de Alvaiázere, referiu.

A razão principal da iniciativa deve-se à necessidade de deslocação das pessoas até aos cuidados de saúde primários na sede do concelho, face ao encerramento das extensões de saúde, referiu.

A deslocação até aos serviços de saúde torna-se difícil para a população sem carro, que tinha muitas vezes como única opção o táxi, cuja viagem pode chegar “a valores de 20 euros”, que Célia Marques classifica como “incomportáveis”.

O autocarro faz uma “ida” até à vila no início da manhã e um regresso ao início da tarde.

As marcações têm de ser feitas até às 17:00 do dia anterior do serviço passar pela localidade, através de uma chamada para um número gratuito que a autarquia assegurou para este fim.

O serviço está “disponível a toda a população” que queira utilizar e, no primeiro trimestre do ano, será completamente gratuito, informou a presidente da Câmara de Alvaiázere.

Posteriormente, deverá ser introduzido um bilhete que terá “um valor simbólico” ainda a definir.

No concelho, a autarquia dinamiza também uma “carrinha solidária” que circula há cerca de quatro anos pelas localidades de Alvaiázere, atendendo aos pedidos por parte da população para prestar apoio em pequenas reparações, como um “estore avariado ou uma torneira que está a pingar”.

“Queremos continuar a apostar num serviço mais próximo da população”, salientou Célia Marques.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.