Morreu Sebastião Formosinho Simões

Posted by

Nascido em Oeiras, em 1943, era professor catedrático, jubilado, de química da Universidade de Coimbra. O corpo vai estar, em câmara ardente, na capela da Universidade, a partir das 16H30 de hoje, segunda-feira. Amanhã, às 14H30, realiza-se missa de corpo presente, após o que sai o funeral para o cemitério de Santo António dos Olivais.

Foi secretário de Estado do Ensino Superior, em 1980 e 1981, e presidente do Centro Regional das Beiras da Universidade Católica.

Presidiu à Comissão Científica Independente de Controlo e Fiscalização Ambiental da Coincineração, criada pelo Decreto-Lei 120/99 de 16 de Abril.

Licenciado em Ciências Físico-Químicas, pela Universidade de Coimbra, doutorou-se pela Universidade de Londres (1971).

Foi Presidente do Conselho Científico da FCTUC.

8 Comments

  1. Zé da Gândara says:

    Mesmo com muita massa que foi amealhando nos seus muitos jobs, chegada a hora da verdade, não foi a massa que lhe valeu… Foi como os outros…

  2. Mas que estupidez de comentario – 'a massa que foi amealhando'… Oh Ze da Gandara – has-de lá ir bate-las e espero estar ca para ver e comentar.

    • Zé da Gândara says:

      Não atires foguetes antes da festa porque podes ir primeiro que eu… E até ao lavar dos cestos, é sempre vindima…

  3. Leonel Luís Lopes says:

    Douto e sábio PROFESSOR que, com exemplo e dedicação trouxe ou acrescentou o gosto pelas químicas aos seus alunos, assistentes e companheiros de missão. Tudo o que tenha amealhado foi muito pouco em relação ao mérito, com que sériamente e esforçadamente o conquistou. Independente da cor política com que jurou e defendeu a causa portuguesa, na secretaria de Estado da Educação, que Deus o acompanhe e guarde, e que, com ele, perdoe aos blasfemantes e confusos, tão arredados ao que foi o exemplo de um Português exemplar.

    • Zé da Gândara says:

      Foi um verdadeiro "Marquês de Pombal", que transformou portanto o Puto numa potência industrial (na área química) e só por um mero acaso ainda não temos cá no Puto uma série de empresas químicas 100% detidas por capital do Puto que já ultrapassaram pela direita as multinacionais TOTAL, DOW CORNING, POLYPAG, BAYER, MONSANTO, SYNGENTA e afins (para nem citar outros exemplos menos conhecidos porque se mantêm mais na penumbra)… Alguém ensinar a fazer algo que nunca fez (independentemente de quem quer que seja e sem desprimor para o extinto) é o que muito há cá no Puto… Alguém que realmente faça é que já é mais difícil de encontrar… Porque será?

      • Álvaro Neto Órfão says:

        Só me convencem que este Zé da Gandara é inteligente quando ele fizer comentários sem se cobrir com o anonimato.
        Cumprimentos ZÉ " BROA ".
        Álvaro Neto Órfão

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*