Identificação precoce de sinais de diabetes valeu à UC um financiamento de 130 mil euros

Posted by
Spread the love

Dois projetos de investigação, na área da diabetes, desenvolvidos na Universidade de Coimbra (UC) vão ser financiados pelo Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde), foi hoje anunciado.

“Identificação de novos biomarcadores precoces das complicações da diabetes: do metabolismo à imagiologia multimodal de sistemas” é o título de um dos projetos distinguidos, com financiamento de 130 mil euros.

Liderada por Miguel Castelo-Branco, docente da Faculdade de Medicina e diretor do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde da UC (ICNAS), a investigação “visa essencialmente o uso de tecnologias sofisticadas (neurofisiologia, imagiologia metabólica, estrutural e funcional de vários órgãos) para diagnosticar as complicações da diabetes da forma mais precoce possível”.

Trata-se de “um projeto de descoberta de biomarcadores para medicina preventiva”, explica o docente, citado pela UC na mesma nota.

O outro projeto – ‘Microbioma de feridas diabéticas: diagnóstico precoce, prognóstico e terapia’ –, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC), “conquistou 100 mil euros para encontrar uma solução para a ferida crónica do pé diabético, que afeta mundialmente cerca de 70 milhões de pessoas e que pode levar a amputações”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.