Ação social já apoia 57% dos alunos da rede municipal

Posted by
Spread the love

 

A ação social escolar camarária atinge, no presente ano letivo, um total de 2.736 alunos do 1.º ciclo e do pré-escolar. Ou seja, 57 por cento do total de frequentadores da rede pública concelhia recebem apoio direto. Há cinco anos, em 2011/2012, o apoio abrangia apenas 1.700 crianças.
Os números foram avançados pelo vereador da Educação, na última reunião do executivo municipal. Na altura, Jorge Alves sublinhou a relevância do alargamento dos apoios às famílias dos 1.º, 2.º e 3.º escalões do abono de família dos jardins-de-infância e escolas do 1.º CEB da rede escolar tutelada pela autarquia.
Em causa estão apoios de natureza diversa – aquisição de livros escolares e atividades complementares. Sucede que, como explicou Jorge Alves, a câmara deixou de financiar a compra de livros e passou, ela própria, a adquirir e a distribuir os manuais. Cabe dizer que, no ano em curso, com o alargamento aos agregados do 3.º escalão – que entrou em vigor já após o início das aulas –, a opção passou por notificar as famílias para apresentarem os recibos dos livros para posterior reembolso.
O responsável autárquico adiantou, entretanto, que o apoio ao 3.º escalão permitiu abranger mais 854 alunos, em termos absolutos. Isto, apesar da quebra de 172 matrículas, em todos os estabelecimentos do 1.º ciclo e do pré-escolar.
Na sua intervenção, o vereador com os pelouros da Educação e da Ação Social afirmou que a Câmara de Coimbra “é uma das únicas, se não mesmo a única”, a garantir esta gama alargada de apoios, em matéria de ação social escolar. Recorde-se que a lei só prevê o apoio até ao 2.º escalão do abono de família e, neste patamar, apenas a 50 por cento.

 

Informação completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.