Terras de Cantanhede férteis na produção de piripiri

Posted by
Spread the love

13-producao-de-piri-piri-em-cantanhede-js-1

Cerca de 30 anos separam Maria Oliveira, residente em Lombo Folar, na Sanguinheira, e Alexandre Silva, da freguesia de São Caetano. Em comum têm o facto de fazerem parte de um grupo de produtores de piripiri, produto que, ao que parece, se dá bastante em terras de Cantanhede.
A malagueta ou gindungo, outros nomes associados ao piripiri, vão servir para produzir temperos culinários e molhos na empresa Maçarico, com sede na Praia de Mira. De acordo com Carlos Lourenço, engenheiro, em Cantanhede a empresa tem o maior número de fornecedores de piripiri. Estarreja e Mortágua são outros dos locais de onde o piripiri é fornecido.
Ao DIÁRIO AS BEIRAS, Carlos Lourenço explica que o piripiri é oriundo da zona do Alentejo, mas que nos últimos anos tem-se dado em solos mais a norte do país. “Este ano, para retomar o fornecimento, fomos buscar sementes ao Alentejo”, esclarece o engenheiro, revelando existem mais de 30 espécies de piripiri, das quais seis são domesticadas.
De cabeleireira a grande produtora de piripiri
Maria Oliveira, de 62 anos, é hoje a maior produtora de piripiri do concelho de Cantanhede. A antiga cabeleireira é hoje proprietária de cerca de seis hectares de cultivo de piripiri, sem contar com as outras produções de hortícolas, tais como couves e alfaces.
“A vida dá voltas e voltas”. Esta foi a frase repetida por Maria Oliveira enquanto mostra o que resta da campanha de piripiri deste ano, que está praticamente a terminar. A geada ameaça queimar tudo o que resta, mas está tudo controlado.
Embora tenha crescido numa família agrícola, pois os seus pais eram comerciantes de gado, Maria Oliveira foi proprietária de um salão de cabeleireiro durante cerca de 20 anos. Problemas de saúde obrigaram-na a mudar o rumo da sua vida e a optar por outra profissão. Sem perder a veia empreendedora, Maria Oliveira olhou para a agricultura como uma boa oportunidade de negócio.
Em 2015, Maria Oliveira produziu 97 toneladas com 200 quilos. Este ano, a empresária atingir as 50 toneladas.

Notícia completa na edição impressa de hoje

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.