O “Cano é que paga” sensibiliza população para não colocação de lixo no esgoto

Posted by
Spread the love

lixo_etar

 

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Saneamento. Para assinalar a efeméride, a Águas do Centro Litoral (AdCL) promove a campanha “O Cano é que paga” na sua área de intervenção. Por ocasião da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a AdCL junta-se à Câmara Municipal de Aveiro e à Águas da Região de Aveiro na sensibilização à população para a adoção de boas práticas ambientais, distribuindo um folheto informativo a população aveirense.

Educação pela arte
O projeto de sensibilização ambiental “O Cano é que Paga” teve início em 2013, em Leiria, e surgiu com o objetivo de esclarecer a população sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto, uma problemática de difícil assimilação visto que as consequências desta prática não são visíveis para a maior parte da população.
De acordo com uma nota da AdCL, “o desafio passou por desenvolver uma estratégia criativa e apelativa, assente em dois pilares, a música e as artes plásticas, adotando-se um conceito criativo que associa para, além da transmissão de boas práticas, a educação pela arte, especificamente a música e as artes plásticas, através da mensagem unificadora da campanha”.
Em 2015, a Águas do Centro Litoral apresentou o Xilocano, um instrumento musical único, composto por canos de saneamento, com sonoridades exclusivas, desenvolvido pelo maestro Alberto Roque. No ano anterior, tinha sido apresentado, também, o Sanitofone. Dois instrumentos que utilizam equipamentos de saneamento com o objetivo de sensibilizar a população para a não colocação de resíduos sólidos no esgoto

Informação completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.