Feira do Mel e da Castanha reúne mais de 100 apicultores

Posted by
Spread the love

17-feira-do-mel-lousa

A 27.ª Feira do Mel e da Castanha da Lousã, que é inaugurada hoje, vai reunir mais de 100 apicultores, artesãos, produtores de castanha e diversas entidades públicas e privadas.
Organizada pela Câmara da Lousã, em colaboração com a Cooperativa Lousãmel, a feira deverá ser “um contributo para reforçar a identidade do concelho” e promover o mel com denominação de origem protegida (DOP) da Serra da Lousã, a castanha e outros produtos endógenos, disse o presidente do município.
Ao longo de três dias, no Parque Municipal de Exposições, o evento será uma mostra da apicultura, produção de castanha, artesanato e atividades afins, “mas também da dinâmica socioeconómica do concelho e da região”, salientou Luís Antunes.
“A Feira do Mel e da Castanha contribui para o reforço da atratividade do concelho e para a promoção da marca Lousã”, no distrito de Coimbra, acrescentou.
O programa conta ainda com a presença de instituições diversas, tasquinhas, uma mostra de artesanato e uma área destinada a produtos gastronómicos.
“Será um momento de encontro, partilha e convívio da comunidade lousanense e das pessoas que nos visitam”, disse o presidente da Câmara, na expectativa de que o evento se afirme como “a melhor e a maior feira de mel do país”, com uma programação diversificada que inclui “muita animação”.

Uma das feiras
mais antigas do país
A Feira da Castanha e do Mel da Lousã é uma das mais antigas mostras do género em Portugal, tendo sido “a primeira a expor e comercializar unicamente mel certificado”, dando expressão ao trabalho da Lousãmel junto dos apicultores.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.