Troca de diretores entre Coimbra e Leiria foi “opção de gestão”, diz IEFP

Posted by
Spread the love

IEFP

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) esclareceu que a troca de diretores de centros de emprego em Coimbra e Leiria foi uma opção de gestão da Delegação Regional do Centro daquela entidade.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o IEFP afirma que a mudança “teve por base uma opção de gestão da Delegação Regional do Centro com vista a tirar o melhor partido do perfil dos referidos dirigentes intermédios de primeiro grau face aos objetivos operacionais dos referidos centros de emprego e formação profissional”.

O esclarecimento surgiu após os Trabalhadores Social Democratas (TSD) de Coimbra terem hoje exigido explicações ao Governo sobre a troca de diretores de centros de emprego em Coimbra e Leiria, cujos dirigentes trocaram de lugar entre si, sete meses depois de troca idêntica.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, os TSD de Coimbra afirmam que Rui Matos Lopes, nomeado no início do ano diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, regressou ao lugar que antes detinha de diretor-adjunto do Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria, destacado para o Centro de Emprego de Figueiró dos Vinhos, naquele distrito.

António José Francisco, “faz o percurso inverso”, deixando as funções de diretor-adjunto do Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria, “com funções diretivas precisamente no Centro de Figueiró dos Vinhos, também desde há sete meses” e regressa à direção do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra.

Na mesma nota, Victor Gaspar, presidente do secretariado distrital dos TSD de Coimbra, exige esclarecimentos ao secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, sobre os critérios que estiveram na base da troca de diretores.

Na explicação sobre o sucedido, o IEFP adianta que o conselho diretivo, sob proposta do Delegado Regional do Centro, deliberou nomear Rui Matos Lopes “em regime de substituição” para o exercício do cargo de Diretor-Adjunto do Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria e nomear, também em regime de substituição, António José Francisco para o cargo de Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra “no âmbito de uma reorganização dos serviços”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.